Como verificar a licença de um corretor Forex/CFD
Apesar de que as regulamentações legais em todo o mundo estão em constante evolução (por exemplo, a última diretiva MiFID II), investimentos fraudulentos, também conhecidos como estelionatos, continuam sendo um verdadeiro pesadelo do setor. Corretores sem licença, ano a ano, apropriam-se de enormes quantias de capital de investidores novatos. Portanto, se você começar sua aventura investindo em mercados financeiros ou tiver uma oferta interessante de um corretor, mas não souber se tem a devida autorização, poderá verificar o corretor com um dos reguladores em poucos passos. Um dos registos mais adequados é a British Financial Conduct Authority (FCA), que tem uma grande base correlacionada com as bases de outros reguladores na UE. Abaixo mostramos como em algumas etapas você pode verificar seu corretor.
- Entre na pagina https://register.fca.org.uk/ e digite na janela visível o nome do corretor ou o número de licença.
- Se, após inserir o nome ou o número da licença do corretor, ele não tiver aparecido na lista, há uma alta probabilidade de que seja uma fraude. Então, se você encontrar o seu corretor e digitar o seu registro, você vai ter duas possibilidades.
Este status significa que a empresa está licenciada no Reino Unido.
Neste caso, o corretor é licenciado em um dos outros países da UE. - Outra coisa a prestar atenção é o tipo de clientes do corretor servidos. Muitos deles se anunciam como corretores institucionais porque querem atrair clientes mais sofisticados – apesar de também atenderem clientes particulares. Para verificar isso, tudo o que você precisa fazer é desenvolver a opção “Permissão”, e lá você verá a janela “Organizar”. À esquerda, você pode ver um corretor que pode lidar com qualquer tipo de cliente e, no lado certo, que está focado apenas em clientes maiores.
- A penúltima coisa digna de nota é o modelo operacional do corretor. Aqui você pode aprender a diferença entre os modelos MM, ECN e STP. Informações sobre este assunto estão abaixo das informações sobre as autorizações do corretor. Por exemplo, uma descrição de um intermediário operando no modelo STP é semelhante. Depois de pairar sobre um determinado nome, sua descrição detalhada será exibida. O problema é que essa informação detalhada está disponível apenas para corretores regulados diretamente pela FCA.
- A última coisa importante que vale a pena conferir é se o corretor usa outros nomes. Às vezes, as empresas usam nomes diferentes inserindo, por exemplo, um novo mercado.
Bases de outros reguladores:
- CySEC (https://www.cysec.gov.cy/en-GB/entities/investment-firms/)
- ASIC (https://connectonline.asic.gov.au/RegistrySearch/faces/landing/SearchRegisters.jspx)
Se você já sabe como verificar os regulamentos de um determinado corretor, nós convidamos você a ver nossa lista de corretores.